O que é Rótulo Ecológico?

O Programa ABNT de Rotulagem Ambiental é uma certificação voluntária de produtos e serviços, desenvolvido de acordo com as normas ABNT NBR ISO 14020 e ABNT NBR ISO 14024. É classificado como um Rótulo Tipo I, que é uma certificação de terceira parte. Este tipo de rótulo leva em consideração o ciclo de vida dos produtos, objetivando a redução de impactos negativos causados no meio ambiente em todas as etapas do ciclo de vida destes produtos: extração de recursos, fabricação, distribuição, utilização e descarte. O Rótulo Ecológico ABNT visa a estimular a procura e oferta de produtos e serviços ambientalmente responsáveis, garantindo ao consumidor a confiabilidade nas informações. A ABNT é único membro pleno do Global Ecolabelling Network (GEN) na América do Sul.

Benefícios do Rótulo Ecológico ABNT:

  • Promove a redução de desperdícios e otimização dos processos;
  • Demonstra ao mercado que sua empresa está preocupada com as próximas gerações;
  • Promove a preservação do meio ambiente, através da diminuição dos impactos negativos;
  • Permite o enquadramento nas exigências de Licitações Sustentáveis;

A ABNT convida sua empresa a participar desse movimento em busca de produtos e serviços mais sustentáveis.


Qual a diferença entre os outros selos?

Em contraste com outros símbolos “verdes” ou declarações feitas por fabricantes ou fornecedores de serviços, um rótulo ambiental é concedido por uma entidade de terceira parte, independente, de forma imparcial, para determinados produtos ou serviços, avaliados com base em critérios múltiplos baseados na avaliação do ciclo de vida.


Como é realizada a avaliação dos produtos?

A avaliação realizada pela ABNT para a concessão do rótulo para o produto envolve a realização de auditorias no fabricante, onde todo o processo produtivo é verificado, e também coleta de amostras para a realização de ensaios em laboratórios especializados.

Os critérios desenvolvidos e utilizados para a avaliação consideram os impactos ambientais ao longo do ciclo de vida dos produtos (do berço ao túmulo), abrangendo desde a extração de matérias-primas até a disposição final, passando pela produção, distribuição e uso. As categorias gerais de impactos ambientais incluem o esgotamento de recursos naturais, o impacto do produto à saúde humana e as consequências ecológicas de sua fabricação.

A atribuição do Rótulo Ecológico (Selo Verde) é similar a uma premiação, uma vez que os critérios são elaborados visando à excelência ambiental para a promoção e melhoria dos produtos e processos de forma a atender às preferências dos consumidores e do meio ambiente.

Abaixo destacamos alguns dos critérios que o nosso produto deve atender para receber o Rótulo Ecológico ABNT:

  • Livres de halogênios-Flúor (F), Cloro (Cl), Bromo (Br), Iodo (I) e Astato (At);
  • Baixa emissão Compostos orgânicos voláteis (VOC);
  • Livre de pigmentos à base de chumbo, e aditivos à base de níquel;
  • Livre de corantes azóicos que possam se decompor em determinadas aminas aromáticas;
  • Livre de PVC;
  • Uso de biocidas livres de metais pesados, arsênico, estanho ou fenóis poli-clorados;
  • Atendimento à legislação ambiental;
  • Programa de otimização do consumo de energia e de água;
  • Programa de gestão de resíduos;
  • Seguir as normas e legislação aplicáveis a saúde, segurança e meio ambiente;
  • Atendimento a regulamentos trabalhistas, anti-discriminatórios e de segurança.
 
Atende aos requisitos das construções sustentáveis?

Os produtos detentores do Rótulo Ecológico ABNT comprovam seu menor impacto ambiental se comparados a seus similares existentes no mercado que não têm a certificação. Sendo assim, apresentam as características necessárias para atender a requisitos gerais de sustentabilidade.

A utilização de material certificado contribui para que as chamadas construções verdes (green building), que buscam alta ecoeficiência e baixo impacto socioambiental, possam ser reconhecidas por organizações da área, como o Green Building Council Brasil.

 
O certificado é confiável?

A ABNT é único membro pleno do Global Ecolabelling Network (GEN) na América Latina, sendo o GEN uma entidade sem fins lucrativos que reúne e promove a rotulagem ambiental em âmbito internacional. O número elevado de certificados existentes no mercado e as dúvidas sobre a legitimidade das auto declarações demandavam uma posição do mercado na definição de uma ferramenta única que avaliasse e permitisse a homologação destes produtos para poderem ser utilizados com credibilidade nas edificações sustentáveis.

Nesse sentido, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) assumiu o desafio de reunir em sua rotulagem ambiental para produtos todos os requisitos sob os quais determinada categoria de produto deve ser avaliada para aplicação com credibilidade nos “green buildings“

O programa de rotulagem ambiental da ABNT é acreditado pela Cgcre/Inmetro.

 
Rótulo de qualidade ambiental (ecolabel)

A Beaulieu do Brasil é a primeira empresa da América do Sul que obteve o Rótulo Ecológico ABNT para os revestimentos têxteis para o piso. O certificado é a garantia ao mercado de que a empresa está comprometida com a redução dos impactos ambientais do seu processo, com a redução de desperdícios (reciclagem de resíduos) e com a melhoria dos seus processos produtivos, com aumento de eficiência.

A Certificação é o reconhecimento formal de que a Beaulieu do Brasil cumpre com os requisitos previamente estabelecidos no programa de certificação, mostrando-se competente para realizar suas atividades com confiança, sendo os certificados, assim, uma forma segura de identificar aqueles que oferecem a máxima confiança em seus serviços e produtos.

Além da certificação na rotulagem ambiental, a Beaulieu do Brasil possui as certificações ISO 14001 – Sistema de gestão Ambiental, ISO 9001 – Sistema de gestão da Qualidade e Greeen label Plus – Qualidade do ar interior (produto com baixa emissão de compostos orgânicos voláteis).

Na Beaulieu do Brasil fazemos muito mais do que produzir carpetes. Trabalhamos para fazer a diferença na qualidade de vida dos nossos colaboradores, clientes e comunidade onde estamos inseridos. A visão de sustentabilidade da Beaulieu do Brasil está focada no processo de melhoria contínua e a gestão de sustentabilidade.